domingo, 17 de agosto de 2014

Império Inca

   
Machu Picchu - Peru
 

     O Império Inca foi o maior que existiu na América do Sul. Por volta de 1500, reunia cerca de 15 milhões de pessoas. Era um império com várias cidades, ligadas por estradas que atravessavam difíceis locais. Nesses caminhos, havia postos de parada. Todas as estradas terminavam na capital, Cuzco, que significa "Umbigo do Mundo".

     Pesquisas indicam que os incas vieram possivelmente da Amazônia, e chegaram a região onde formaram Cuzco, por volta do século XIII d.C. Dominaram muitos povos, e assimilaram suas respectivas culturas, inclusive características de uma vida urbana.


      A força dos incas se relaciona à sua língua, o quéchua, levada aos povos dominados e ensinada aos seus chefes. Essa língua foi tão difundida que na atualidade milhões de pessoas a utilizam, sobretudo grupos indígenas do Peru, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia e Argentina,áreas que o império inca alcançou.

     Os imperadores incas eram conhecidos como Inca, ou Sapa Inca, que significa "O Imperador Supremo". O soberano era considerando descendente do Sol Inti, o principal deus, e por isso governava como se ele mesmo fosse um tipo de deus. Era portanto uma teocracia.

     A família real, líderes militares e religiosos estavam abaixo do imperador, que tinha muito poder. Abaixo desses, estavam os governantes das quatro províncias que dividiam o império. Havia os chefes regionais, e depois deles os camponeses, que formavam a maioria da população, e pagavam impostos que poderiam ser muito pesados.

     Os incas não chegaram a produzir uma forma de escrita, mas usaram de forma sofisticada um sistema de números. Isso era necessário na administração de tantos territórios.

     Vários deuses eram adorados pelos incas,  sendo o Sol Inti o principal. Mas um território tão grande certamente teria muitas práticas religiosas, que assumiam aspectos diferentes em cada região. Muitos locais e objetos eram considerados sagrados, como  templos, pedras, túmulos de antepassados, colinas, fontes, nascentes, cavernas entre outros. Havia sacrifício aos deuses, geralmente animais, como a lhama. Mas havia também sacrifícios humanos.

     A agricultura era a principal atividade dos incas, e era desenvolvida principalmente nas montanhas. A maior quantidade possível de terra era utilizada para o cultivo, e isso pode ser visto a partir do terraços que eram feitos nas encostas . Algumas montanhas pareciam uma grande escada, onde produtos eram cultivados. No transporte, muitos utilizavam a lhama.

     Nas partes altas, cultivavam batata e outros produtos resistentes ao frio. Nas áreas intermediarias, cultivavam feijão e milho, base da alimentação dos incas. Nas terras mais baixas, cultivavam frutas, por exemplo. Para o cultivo, quando necessário, utilizavam canais para levar água suficiente.

     Os incas também foram destacados construtores, trabalhando com grandes blocos de pedra. Construíram palácios templos e fortalezas. Talvez a mais conhecida cidade inca seja Machu Pichu, abandonada no passado, mas redescoberta no século XX, em 1911.

     Assim como aconteceu com o astecas, o Império Inca foi dominado pelos espanhóis no início do século XVI. Embora fosse um grande império, não tinha uma forte unidade militar que pudesse unir toda sua população contra os europeus.

     Apesar disso, a cultura inca, além de vários outros povos dos Andes, foi mantida ao longo dos séculos. Basta visitar qualquer país andino para se perceber a presença da cultura indígena.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário